Capivari

A UMEI Capivari destina-se, principalmente, a população do Aglomerado da Serra, o maior conjunto de vilas e favelas de Belo Horizonte. Teve sua obra concluída em 2012, ano em que estavam sendo realizadas várias intervenções urbanas no aglomerado, que incluíam a abertura de vias e a construção de equipamentos públicos, entre os quais esta escola infantil.

Por ter se tornado equipamento muito disputado na cidade o terreno foi definido em função de sua posição estratégica na região, situado no alto, visível, disponível, na fronteira entre a cidade formal e a informal, não importando sua topografia desfavorável. Foi concebida em três pavimentos, distribuídos em quatro platôs, que se adaptam ao terreno extremamente íngreme. Procurou-se intervenção mínima no terreno, menor movimentação de terra e menor impacto visual no entorno. Assim, o projeto concebido em modelo escalonado, mantem elementos arquitetônicos presentes nas outras tipologias já construídas, mas apresenta distribuição espacial interna diferente.

A identidade visual e espacial está mantida através de elementos construtivos já executados, que aqui são utilizados de maneira mais fluida: o cone em fibra de vidro assentado sobre a caixa d’agua se tornou um volume independente, foi descolado do corpo da edificação (como se apresentava nas outras tipologias) e situa-se no platô de acesso; o volume da caixa de escada iluminado/ventilado pela janela redonda também foi descolado do prédio; os pórticos externos nas varandas utilizados nas primeiras UMEIs estão presentes; as salas de atividades mantem as mesmas dimensões e características de todas as outras.

A inserção no contexto urbano existente, através de suas formas e cores, permite, simultaneamente, o destaque de sua edificação e a integração ao entorno. As circulações avarandadas que proporcionam iluminação e ventilação aos blocos, também são mirantes que se abrem para a cidade. Os espaços são arejados, claros e ventilados permitindo, além do bem-estar dos usuários, transparência e integração dos ambientes. Os espaços externos e áreas de recreação, também se distribuem em platôs e são extensões das salas de atividades no primeiro platô, ampliando os espaços internos.

Prêmio IAB 2012
A UMEI Capivari foi contemplada em 2008 com uma premiação pela IAB
pelo projeto arquitetônico
Saiba mais