Mestre Paranhos

Atende à população do Conjunto Santa Maria e do Morro das Pedras, aglomerado de vilas e favelas na região oeste de Belo Horizonte. Foi implantada em terreno pertencente à prefeitura, situado nos fundos da escola municipal de mesmo nome. A questão restritiva neste projeto foi a obrigação de deixar espaço para a circulação do caminhão que acessava o galpão de uma escola de samba que se situava no terreno vizinho, cedido pela prefeitura.

A área disponível para a implantação da edificação da UMEI era insuficiente para a utilização do projeto padrão e implicou na criação de projeto especifico para o local. O prédio escolar foi estruturado em 3 pavimentos, numa conformação espacial verticalizada, diferente das outras escolas infantis que vinham sendo construídas. A faixa de terreno livre para a passagem de caminhão foi incorporada ao pátio de recreação externo.

Foi pactuado que nos horários de funcionamento da unidade escolar a circulação do caminhão estava vetada, possibilitando o pleno compartilhamento dos dois equipamentos distintos. O pátio interno foi localizado junto ao pátio externo, visando ampliação dos espaços de recreação. O prédio se apresenta para a cidade através da sua implantação na parte mais alta do terreno, permitindo, também, ampla visão panorâmica do entorno.